Valongo em Semana da Democracia Local.
25/10/2019

Segundo o Jornal Novo Regional:


"Pelo sétimo ano consecutivo a edilidade de Valongo alia-se a outras cidades de 47 países para assinalar a Semana Europeia da Democracia Local.

Ao longo de 15 dias são vários os eventos agendados envolvendo cidadãos de todas as idades.

A Câmara Municipal de Valongo está a organizar, pelo sétimo ano consecutivo, a Semana Europeia da Democracia Local, promovendo ao longo de 15 dias, uma variedade de iniciativas que envolvem a comunidade, de forma gratuita e abertas ao público.

Este semana temática (que na prática em Valongo dura mais tempo) iniciou-se a 14 de outubro com a mostra Rostos do Orçamento Participativo Jovem de Valongo, seguindo-se o Encontro Nacional da Juventude e Como ser um Youtuber de Sucesso. Outras ações envolvento debates, formações diversas decorreram e decorrem ainda até ao final da semana.

O último evento será a 30 de outubro com a inauguração do projeto OPJV Laboratório de Aprendizagem.

Possivelmente, a ação mais importante terá sido a conferência internacional Caminhos a Seguir, cuja terceira edição decorreu no dia 22 de outubro, no Fórum Cultural de Ermesinde e que contou com a presença do britânico  Bryony Rudkin, porta-voz da Semana Europeia da Democracia Local, Ricardo Costa, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Carles Augusti, diretor de Inovação e Dados Abertos da Cidade de Barcelona, Doreen Grove, responsável pela participação do governo escocês no Open Government Partnership, Adrià Duarte, coordenador do Secretariado Técnico do Observatório Internacional da Democracia Participativa, Sérgio Gonçalves, adjunto do chefe de divisão da Comunicação, Eventos e Relações Externas da Câmara Municipal da Mealhada, Pedro Oliveira Brás, presidente da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão,  Yves Cabannes, professor emérito de Planeamento do Desenvolvimento na Universidade de Londres e Orlando Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Valongo.

José Manuel Ribeiro, presidente da autarquia valonguense abriu a sessão referindo-se à importância da democracia participativa e dos jovens neste processo, lembrando o sucesso do OPJV.

Os outros oradores abordaram temas como a necessidade da criação de pontes entre as várias gerações, entre outros.

Quanto ao restante programa é o seguinte:

Hoje Sexta-feira: 09.00 horas – Curso Língua Gestual Portuguesa no Salão Nobre da Câmara Municipal de Valongo.
09.30 horas – Inspiring Future – Workshop Procura de Emprego (CENFIM- Ermesinde)
11.00 horas – “Eleições dos Pequenos Grandes” (Escola Mirante dos Sonhos-Ermesinde)
14.00 horas – Inauguração do Projeto OPJV “Partilha de Histórias de Campo” (Escola Secundária de Campo (Padre Américo)

Sábado, dia 26:10.00 horas – Ioga (Jardins da Vila Beatriz/Ermesinde)

Segunda-feira (28/10): 10.05 horas – Jogo da Europa (Escola Secundária de Valongo)

Terça-feira (29/10) :10.00 horas – Jogo da Europa (Escola Básica de Sobrado)
16.00 horas – Juventude Fora de Portas (Instituto Português do Desporto e Juventude)

Quarta-feira (30/10):10.20 horas – Jogo da Europa (Escola Básica Vallis Longus-Valongo)
14.00 horas – Lançamento 7.º OPJV e Inauguração Projeto OPJV “Laboratório de Aprendizagem”, (Escola Secundária de Campo)."


Créditos de imagem: Jornal Novo Regional